terça-feira, 22 de março de 2011

HYDERABAD E HOLI

Depois de fechar a primeira semana na India as coisas começam a ficar a cada dia mais fáceis, pois você começa a ter uma noção do espaço ao seu redor. Nesse contexto a vontade de desbravar novos lugares emerge, o que provoca um investimento bem interessante do tempo em olhar o mapa da India e ver qual será o proximo lugar visitar.

Para o meu segundo final de semana tive o privilégio de ser novamente convidado por Agustin (MEX) para passar um final de semana em Hyderabad e lá comemorar o Holy festival.

HYDERABAD

Cidade no centro da India, com uma população que fica em torno the 5 milhões de pessoas e é conhecida pelo grande mercado de TI desenvolvido na cidade. A cidade é menor que Chennai, mas por favor, é muito mais limpa. Vamos por parte não quero deixar de contar os detalhes. :P


A viagem de Chennai até Hyderabad durou 14h (modo: BUS). O horário de saída era 8:30 da noite, então como lideres lideres que mundo precisa todos intercambistas chegaram 30 min antes. Só que a liderança tava nas pessoas erradas, tinha que estar no motorista, na empresa de bus... 40 min de atraso! Porra! Ai o cara fica dentro do bus sem vento, pois ele não se mexe.

O Grupo era composto por 7 nações: México, Eslovênia, Alemanha, Agudo, Paquistão, Polônia e (esqueci - eram um pais desses metido a soviético a tempo atrás.) O pessoal era super gente boa, grandes companhia de viagem. Se é parceiro mesmo, tem que meter trago, e isso era a nossa preocupação. Recebemos um SMS que abalou o time "Devido as manifestações do festival Holy em Hyderabad, a venda de alcool está suspensa no clubes".
Mas lider que lider da a volta por cima! Na primeira parada do bus, no meio do nada... vamo abri um parentese aki: ( Vocês não tem noção, o bus parou na frente de um barraco de palha que mal tinha água para vender e sem banheiro)... Continuando, apesar das evidências mostrarem que ali não se vendia alcool, eis que o Mexicano pergunta " Dónde comprar tekila?"

Um indiano esmilinguido olha para os lados e puxa ele para os fundos e diz. 100 Rupies! MEU DEUS! Falta comida, falta infra-estrutura, fala higiene, agora... a cachacinha nunca falta. FAZ FAVOR! Compramo 10 fracos de 250 ml de uisque se fomo embora. Chegamos em Hyderabad as 11h da manha e se largamo para visitar os lugares turísticos da cidade.

O primeiro lugar que paramos foi CHAMINAR que significa as 4 torres. Você pode entrar nas torres por 100 rupees caso é turista. Mas eu não sou turista eu moro e trabalho na India, então eu tenho que pagar 5 rupees. Não adiantou eu falar isso para o guardinha, convicto dos meu direitos, pois pago impostos indianos, pensei vou mostrar os meu documentos. HÁ! Agora quero vê esse abobado, cara suja, me cobrar 100 pila.

Como eu pedir a negociação disse para ele em português VAI TOMA NO CU! Então fui em outro local a Grande Mesquita.
Tive que tirar os tenis para entrar no pátio, e deixar a minha mochila na entrada. Como Hiderabad tem quase 50% da população islamica o receio com bombas é normal, por isso tive que passar por uma revista. Eu lembro que comentei com a Assel (Paquistão), "Baita cara de homem bomba que eu tenho". Talvez... eu disse talvez... eles pesanram "esse alemão batata deve ta carregando um cuca de moranguinho na mochila, nós poderiamos confiscar".

Infelizmente a mesquita estava fechada, não era hora de rezar. Mas mesmo assim, fui ali no portão e tentei abrir, e logo veio um senhor na capa da gaita, falando em Tamil "naaaaaaah néeeeee" ai no ultimo suspiro tentei argumentar que era do brasil e disse alguns nomes de jogadores e só queria uma foto. A resposta veio em tamil "naaaaaaah néeeeeeeeee"! Perdi as estribeiras e falei num velho bom português FILHA DA PUTA!

A revolta passou quando nos fundos da mesquista eu vi uma gurizada jogando Criket. Ai eu fiz aquilo que eu odiava ver quando era criança. Sempre tem um marmanjo, que quer interagir com molecada, e chega botando banca e arrancando os brinquedo das crianças. Pois bem, foi o que eu fiz, cheguei a avalhando e pedindo vez. Primeiro eu rebati, a gurizada fez fica para arremeçar contra mim. Resultaldo, um fiasco, acertei uma bola de umas 10.... Ai fui para o arremeço. Confiram comigo no replay:


Almoçamos, e fomos para uma cheia de joias e pulseras. Cagada! Só poderia da cagada, nós estavamos num grupo com mulheres... ali perdemos um bom tempo.

Feito isso fomos para um forte que foi um marco da resistência India contra a conquista dos Ingleses. Enquanto a Inglaterra dominava todo o território indiano, Hyderabad manda no seu próprio nariz. Que bonito.

Passamos cerva de 4 horas caminhando de cima a baixo no forte. É uma estrutura muito grande e que recebe muitos visitantes.

Nesse lugar eu lembrei um pouco do Egito, pois no forte haviam pessoas oferecendo serviços de turismo e explicações sobre o lugar. Como eramos um grupo grande, poderiamos rachar o custo e ter um pouco mais de informação. Mas quando começamos a discutir o preço com "agente de turismo" largamos de mão, e nós mesmo inventamos o significado de cada lugar, o que tornou o passeio bem engraçado.


Hyderabad, India: Alemão é visto com estrangeiras (direita) em um corredor que erra acesso ao topo do forte. Na foto da esquerda o individuo mostra que ele é capas de mover 300 Kg e assim ganhar status de exibido.

Que bobagem esse parágrafo acima, eu escrevo essas coisas quando não tenho nada de interessante para contar. Seria muita pretensão minha achar, que alguém acharia graça nisso?

Agora vamos mudar o foco a conversa. Subindo as escadas do forte eu encontrei 3 indianos, que realmente me chamara a atenção, eu não sabia porque. Era estranho, pois eles estavam ali, parados na deles. Eu ja tinha passado por eles quando eu pensei... tche eu preciso de uma foto desses loko. Voltei e perguntei para eles se poderia tirar uma foto, pois ele me lembravam uma banda brasileira. Não sei qual, e não sei pq eu disse isso. Mas no fim eles acharam a proposta muito entusiasmante e param para um retrato.
Fizemos uma baita volta e chegamos em um ponto muito massa, que fava uma visão muito tri. Esse lugar era uma torre, talvez torre de observação (não sei, eu não quis pagar o guia). Mas aquele lugar me parecia quase mais interessante para tirar uma foto, do que esta que esta acima.

A mãe anda acompanhando o meu blog e ela pode dizer que essa foto abaixo é típica da minha figura. Desde piá eu gosto de me apresentar, e passar vergonha. Então, imaginem se eu chamei atenção, sem camisa, branco de refletir o sol, e uma camisa na pinha que virou turbante para completar o figurino?

O pior de tudo, que tive que botar um mexicano para tirar foto disso. Abaixo tem outra, onde eu faço pose com uma pedra na mão, ameaçando tocar na gurizadinha ali de baixo. Mega engraçado o pessoal olhando para mim lá de baixo.


Enfim chegamos ao lugar mais alto do forte, tiramos um monte de fotos. De lá você tem uma visão de duas Hyderabad, o centro antigo (foto da esquerda) e na minha direita a centro novo, onde você avista os prédios bonitos e modernos, frutos do desenvolvimento do setor de TI.

Com o calor e o desgaste pelo exercício consumimos muita água, creio que comprei 4 garrafas durante o passeio. Em vários pontos do forte tinha gente vendendo.

Mas foi lá no topo, nas última do forte que tinha uma tenta, que tinha picolé, agua, chips e Red Bull. Eu não sou um grande consumidor de red bull, tomo em casos onde é possível a combinação de algum destilado. Então, alguém por favor me explica, pq alguém compraria red bull? Não sei se vendia, muito, pois a prateleira do freezer estava lotadinha.

Chega de forte. Vamo ve o Buda. Eu ja tava morto, o dia inteiro batendo perna, tinhamos viajado 14h de bus. Mas tinhamos que ver um gordo pelado. Paguei 10 rupees para entar no parque daquele schono e mais 45 para pegar um barco para ver lá no meio do açude. Olha a minha cara de feliz na foto da direita.


Morto de fome! Fomos para uma da principais atividades do dia. Comer o famoso CHICKEN BIRYANI DE HYDERABAD. Caros leitores, a cidade além do polo de TI mundialmente conhecido, a cidade tem uma fama muito grande pelo sabor e qualidade de um dos pratos típicos da india. Eu queria ter tirado uma foto bonitinha do prato, tinha até colocado a camera a vista, para lembrar.... Mas quando chegou a boia! MEU AMIGO! SEGUUUUURA! BOTA COME! De boca cheia lembrei de tirar foto. A o frango quase não existia mais. hahahaha


FAZ FAVOR! O MEU ALMOÇO!

O objetivo da viagem, além de conhecer outra cidade era a FARRA! As pessoas que organizaram a excursão tinha amigos na cidade que estavam comemorando o seu aniversário. Era no apartamento dessas meninas que os 7 iriam ficar. "Mas chegando lá, mas que vergonha, só tinha maconha..." lembrei da musica dos Mamonas, pois nós estamos virados num trapo veio só querendo um banho. Vendo a o estado que nos apresentávamos, o síndico não permitiu a nossa entrada. O problema era o horário e a quantidade de gente. Nós eramos 7 e segundo o síndico isso não eram mais horas para receber visitas. As gurias do ap tiveram que pedir um milhão de vezes, apelando a cara de choro e dizendo, que era um dia especial pois era aniversário delas. Dentre as promessas ela mencionou que nós só iriamos subir rapidinho e nem banho iriamos tomar. MEDO!

Liberada a entrada a primeira coisa que a guria falou, que era óbvio que poderíamos tomar banho. Quando entramos no ap da gurias, levamos um susto. Tinha umas 30 pessoas lá dentro e o pessoal metendo um ceva de leve.

Como tinhamos os nossas doses de uisque, fizemo um sambão dentro de um pet de coca. Quase chorei de emoção, lembrei da gurizada de Agudo, do Julio e do Zeno, parceiros de cachaça nos tempos de trago fulminante com apenas 5 pila. O Zeno é um caso que remete ao estudo da gramática, tipo...present continuous. HUAHUAHUAHA



Essa foto acima foi na festa que fomos, ela aconteceu num bar de hotel. Deu para dançar um pouco e toma uma ceva e ficar no balcão conversando com um alemão que estava para completar 1 ano na india. Eu tava moido, quando o pessoal saiu do bar, para conversar no hall do hotel, eu cai morto num sofá e bodiei.

HOLI

Holi é um festival comemorado pelos Indus no final do inverno, junto a chegada da lua cheia, O festival é uma festa onde as pessoas atiram tintas das mais diversas cores uma nas outras. Ele acontece com mais força no norte da India, pois é oriundo daquela região, próximo ao nepal. Ele é comemorado a muitos anos desde o nascimento de cristo.


O significado para um gaucho (leia apenas se não tiver nada para fazer): Holi é a celebração do bem contra o mal. A história é mais ou menos assim. Um estancieiro muito conhecido nos pampas do sul queria por que queria ser reconhecido pelo melhor churrasco da região. O homem cuida vem dos boi para o abate e preparava um baita assado. O bagula tinha dois pitiço, uma guria loka de apegada no pai (Holika era o nome dela) e um piá arteiro. Mas apesar do assado, havia muito desperdício de carne, pois no dia seguinte ninguém queria comer, pq a carne tava velha. O piá não gostava dessa conversa, entendia que tinha gente passando fome, e não se podia disperdiçar comida. Certo dia ele descobriu que um peão de estância aproveitava aquela carne e fazia um carreteiro loko de especial. O guri tirou varios ensinamento do velho peão, que então decidiu bater um papo com o seu pai.
Guri falou em bolachera de mato e outras coisas, falou tanto no assunto que o pai ficou muito temendo que o filho não quizesse mais comer churrasco que ele fazia. E ainda dissesse que o carreteiro do peão era melhor que o assado do veio. O estancieiro planejou a morte do proprio filho e pediu ajuda filha Holika. A ideia era preparar um assado em familia e no meio do furdunço derrubar o piá para dentro da churrasqueira. Como a Holika era toda metida a preparar o chimarrão e servir as pessoas, ela ficou responsável de tropicar com a chaleira quente na frente do piá, fazendo com que ele caisse na fogueira. O pia morre! Mas o peão de estancia conhecia uma benzedeira que fazia gente voltar a vida. Assim o piá volta a viver e representa a vitória do bem contra o mal.

RESULTADO

Voltei a trabalha na segunda-feira com a cara rosa e mexas coloridas no cabelo... uma donzela.
Como eu não tinha cortado os cabelos fazia dois meses, ou seja, cortei a ultima vez no brasil, aproveitei e baixei as melena.

Foi um final de semana muito bacana, ele só fez aumentar a minha sede por viajar e conhecer novas regiões. Pretendo conhecer várias cidades da India, de modo que posso dizer por completo que viajei pela India.

A cada dia que passa o mundo fica menor, pois a quantidade de nacionalidades que eu venho conhecendo, ultrapassa qualquer expectativa anterior a essa viagem. É interessante relatar a quebra de estereótipos sobre o o mundo e sobre as pessoas, fico ansioso para saber qual será o resultado da minha forma de pensar e entender o mundo depois dessa experiência.

Abração!





Nenhum comentário:

Postar um comentário